A beleza estética e robustez das estantes em madeira

Publicado em

A madeira é um material que se enquadra bem em qualquer tipo de ambiente, do mais tradicional ao mais sofisticado. Além disso, é um material robusto, resistente e esteticamente flexível, adicionando a cada casa onde marca presença um sentimento de pertença e de verdadeira autenticidade. As estantes em madeira são, por tudo isto, um dos móveis mais utilizados na decoração das salas de estar.

 

estantesemmadeira

 

Quais as maiores vantagens das estantes em madeira?

Dada a relação de longa data que as pessoas mantêm com a madeira, as estantes em madeira são mais versáteis e fáceis de alterar do que as prateleiras e estantes feitas de outros materiais. Se estiver cansado da sua estante, pode pintá-la, cortá-la, decorá-la ou alterar a sua forma e tamanho. As possibilidades são quase ilimitadas.

Optar por estantes em madeira é também mais barato, já que a madeira tem melhor relação qualidade/preço do que qualquer outro material. Por outro lado, até mesmo a madeira mais selvagem pode ser trabalhada para ter um aspeto rejuvenescido e esteticamente muito agradável.

Dicas para manter as estantes em madeira bonitas e robustas

A madeira pode durar vários anos, mas não é invulnerável. É necessário ter alguns cuidados com as estantes em madeira, para que mantenham o aspeto saudável e bonito de sempre. Por outro lado, as estantes em madeira podem ser especialmente suscetíveis, dado serem normalmente estreitas.

Colocar estantes em madeira perto de aquecedores ou em locais húmidos é um erro crasso, que pode danificar o material. A humidade pode fazer com que a madeira quebre, fique deformada ou apodreça. Se isto acontecer, pode tentar remediar com recurso a um aquecedor ou a um aparelho de ar condicionado.

Por seu turno, calor a mais também pode constituir um problema, sobretudo se as estantes em madeira estiverem expostas à luz do sol por largos períodos de tempo. Além disso, a madeira deve ser limpa e polida periodicamente, para manter o seu brilho natural e acabamentos. Há vários produtos que podem ser aplicados na madeira, mas deve usar apenas artigos de limpeza especialmente concebidos para esse fim.

A madeira mais antiga pode ser lixada e polida para eliminar algumas manchas que possa ter e recuperar o seu aspeto original, funcionando como uma proteção adicional. No que toca às estantes em madeira que suportam muito peso, deve tentar distribuir os artigos mais pesados nos lados ou nos pontos de suporte da estrutura. A estante terá menos tendência a cair se colocar os objetos mais pesados longe do seu centro.

Para saber mais sobre estantes em madeira, contate um dos nossos assistentes


Quem leu este artigo também leu

As janelas em madeira são ideais para o inverno?
janelas em madeira
Saber Mais
Closets por medida para homens do século XXI
Saber Mais
Ideias de decoração para Estantes de Parede
Estantes de Parede
Saber Mais