Um corrimão de escada é o que liga a grade e os degraus de uma escada. Estas grades são normalmente completadas com um corrimão de escada, que proporciona aos utilizadores da escada uma travessia segura. Tendo também uma função decorativa e artística muito vincadas.
É por isso que, apesar de aparentar ter pouca relevância, a escolha de um corrimão para escada é bastante importante. Um corrimão tem de combinar com o design da escada e com o ambiente geral da divisão onde está inserido.
Há diversos tipos de materiais de construção de um corrimão de escada. Muitos corrimões são afixados diretamente nas paredes da casa, para facilitar a sua utilização e aumentar a segurança dos utilizadores.
São colocados a uma distância de cerca de 90 centímetros do solo, para auxiliarem ao movimento de quem utiliza as escadas. O corrimão de escada em madeira é um dos mais comuns em todas as escadas. Pode ser feito de carvalho, pinho, cerejeira ou de qualquer outro tipo de madeira.
A madeira é sempre mais quente do que o plástico, o aço ou o betão, o que é uma grande vantagem em termos de conforto e conveniência. A madeira também é mais resistente e durável do que outros materiais de construção comuns.
Além disso, um corrimão de escada em madeira tem um enorme valor decorativo, já que pode assumir uma grande variedade de formas e conter elementos de decoração muito ricos. Costuma dizer-se que o limite do que pode fazer-se com um corrimão de escada em madeira é apenas a imaginação dos designers.
As casas mais modernas contêm hoje muitos corrimões em metal ou em vidro, materiais mais na moda. O ferro, o aço ou o alumínio, combinados com o vidro ou a madeira dão um ar extremamente distinto e atraente à escada, proporcionando um ambiente interior único e muito agradável.
Com um corrimão em metal, a escada fica elegante, arejada, com estilo e muito bonita. Além disso, graças ao vidro, estas escadas permitem uma enorme visibilidade, dando mais brilho ao espaço em redor e sublinhando o caráter exclusivo de uma habitação.
Tags: Corrimão