Tenha as escadas em madeira que sempre desejou!

Tenha as escadas em madeira que sempre desejou!

Publicado em

As escadas são um elemento muito importante na estética e no ambiente da habitação. Elas são o elemento de ligação entre os diferentes níveis de uma casa e suportam algum do peso da própria estrutura. Neste sentido, é importante realçar, que no momento da escolha do material para as suas escadas, é necessário ter em conta o espaço a que as suas escadas se destinam, o estilo da própria habitação e o seu gosto.

Existem no mercado inúmeras escolhas no que diz respeito aos materiais aplicados para as escadas, no entanto, as escadas em madeira continuam a ser, de todos os materiais, as que mais apelam os consumidores. Este tipo de material também apresenta um maior número de vantagens relativamente aos restantes.

Vantagens das Escadas em Madeira:

  • Decoração diversificada as escadas em madeira permitem dar à sua habitação um charme único, permitindo um ambiente mais elegante e acolhedor. Uma vez que existe uma enorme variedade de madeiras, com diferentes tons e efeitos, permite-lhe personalizar, ao máximo a sua escadaria. Outro aspeto de grande relevância é o facto de a madeira ser considerado um elemento neutro, como tal combina com todos os estilos.
  • Durabilidade as escadas em madeira são 100% de confiança para os seus utilizadores. Este material dura vários anos e em excelentes condições, desde que cuidado e mantido de forma correta.
  • Isolante térmico a madeira é um excelente isolante térmico. Nesse sentido, optar por umas escadas em madeira vai ajudá-lo a manter a sua casa com um ambiente acolhedor e confortável.
  • Amigo do ambiente a madeira é uma matéria-prima renovável, contrariamente à pedra ou o próprio metal. Neste sentido é um material biodegradável e renovável, apresentando-se como uma excelente alternativa para quem possui preocupações ambientais.
  • Baixo custo a madeira é mais barata do que outros materiais para a elaboração de escadas. Dependendo do tipo de madeira que se pretenda, este material acaba por ser mais económico do que os outros, tendo em conta a sua abundância.
  • Grande variedade de escolha existe no mercado uma enorme variedade de madeiras ao seu dispor. Cada madeira apresenta as suas particularidades e tons. Cada tipo de madeira apresenta os seus prós e contras, pelo que deve sempre consultar-se com um especialista da área para poder fazer uma escolha informada acerca da melhor madeira para as suas escadas em madeira.

 

Tipos de Escadas em Madeira:

O tipo de escadas a escolher para a sua casa deve depender sempre da área em que estas vão estar inseridas, do seu destaque na habitação e do seu próprio gosto enquanto utilizador.

  • Escadas retas – as mais vulgares e fáceis fabricar e instalar. Têm apenas um lance e permitem a subida direta, sem que haja uma mudança de direção, mesmo que haja um patamar.
  • Escadas em “L” – são também retas, no entanto, há um desvia na inclinação das mesmas. Fazem um ângulo de 90º para um dos lados. Geralmente, a divisão é feita com um patamar. No entanto, esta também pode ser feita através de degraus em leque, caso se pretenda um efeito mais artístico.
  • Escadas em “U” – parecidas com escadas em “L”, mas com uma inflexão no sentido contrário ao inicial. Esta mudança de direção pode não ser exatamente a meio das escadas, podendo ser posicionada num nível mais acima ou mais
  • Escada em caracol – este tipo de escada tem, geralmente, um eixo central à volta do qual são dispostos os degraus, como se fossem raios. São escadas ideais para espaços com pouca área. Este tipo de escadas é muito utilizado para o acesso a sótãos.
  • Escadas curvas – à semelhança das escadas em caracol, também estas têm uma ondulação. No entanto, diferenciam-se pela inexistência de um eixo central. São escadas bastante mais complexas, e são desenhadas e elaboradas especificamente para o espaço onde são inseridas.

 

Quer saber mais sobre as escadas em madeira? Visite a Marques & Pacheco e informe-se com a nossa equipa de profissionais especializados. Não perca mais tempo! As escadas em madeira são, sem dúvida, das melhores opções para as escadarias da sua casa.

Tags: ,


Quem leu este artigo também leu

Dicas de carpintaria: como limpar móveis em madeira
Saber Mais
Sabia que fabricamos escadas de madeira há mais de 30 anos?
Sabia que fabricamos escadas de madeira há mais de 30 anos?
Saber Mais
Empresa de escadas: vantagens das escadas retas em madeira
Saber Mais