Vantagens de portas em madeira

Publicado em

A madeira, por si só, é um material de excelência, que muitos procuram para as suas habitações, negócios e escritórios. Além de ser um material de alta qualidade, a sua relação preço-qualidade é baixa, e confere um ambiente único, acolhedor e valoriza qualquer espaço onde se insere.

A madeira é conhecida pelas suas propriedades excepcionais, como é o caso da durabilidade, versatilidade e estética. Os acabamentos que são conferidos ao próprio material, permitem preservar e realçar cores e texturas presentes na madeira.

 

Portas em madeira:

As portas em madeira são bastante utilizadas devido à sua durabilidade, elegância e resistência. Além destas propriedades, a versatilidade da madeira é um ponto bastante a favor quando optamos por um tipo de material para as portas das nossas habitações.

Geralmente, as portas exteriores são de em madeira maciça, requerendo cuidados especiais e tratamentos mais específicos. Tendo recurso a materiais mais resistentes, as portas exteriores são apropriadas para resistir às intempéries, proporcionando uma segurança acrescida à habitação.

No que diz respeito às portas interiores, as mais comuns e mais utilizadas, são feitas com um tipo de madeira mais leve, de forma a permitir uma utilização fácil e confortável aos seus utilizadores, sem nunca perder todas as características únicas do material.

Versatilidade da madeira:

Dadas as suas características, a madeira é um material bastante versátil permitindo diversas combinações e estilos.

  • Modelos –as portas de madeira tanto podem ser de abrir, correr, embutir, como sanfonadas;
  • Cores – a utilização de madeira permite escolher qual o efeito pretendido, através de cores e texturas que mais se adequa ao ambiente onde se vão inserir.

 

Vantagem das portas em madeira:

  • Durabilidade –esta é das principais características da madeira e que permite fazer a diferença dos demais materiais. A madeira é bastante resistente, no entanto requer alguns cuidados básicos para aumentar a sua longevidade mantendo a sua elegância natural;
  • Resistência –este tipo de material consegue resistir intacto mesmo com cargas elevadas de força. Por outro lado este material também não se deteriora com facilidade. No entanto é necessario ter especial cuidado no que diz respeito a humidades e a pragas;
  • Isolamento – a madeira é um excelente isolante natural, permitindo uma boa climatização do edifício, promovendo uma redução energética. Além de ser um excelente isolante térmico, é também um bom isolante acústico, permitindo bloquear alguns sons do exterior.  Este factor é bastante relevante para pessoas que morem em prédios ou em locais com proximidade a outras famílias, uma vez que confere uma maior privacidade;
  • Design e estética – além das suas propriedades práticas e utilitárias, a madeira é ainda um material muito elegante. Neste sentido, as portas de madeira são sofisticadas e elegante, proporcionando uma excelente sensação de conforto e harmonia entre os diversos elementos da habitação;
  • Manutenção – apesar da madeira necessitar de alguns cuidados para aumentar a sua longevidade e manter a sua beleza natural, esta é bastante fácil e prática de executar.

 

 

 

Tags: , , , , , ,


Quem leu este artigo também leu

Vantagens da aplicação de soalho flutuante
Soalho Flutuante
Saber Mais
Sabia que na Marques & Pacheco fabricamos janelas de madeira?
janelas de madeira
Saber Mais
Como escolher o material para as suas escadas em madeira?
Saber Mais