Muitas são as pessoas que têm apostado em remodelar divisões ou até habitações inteiras com recurso à madeira. Uma das principais razões prende-se com os benefícios que as remodelações em madeira têm para a saúde e o bem-estar das pessoas. Um relatório recente conclui que a exposição às estruturas de madeira tem benefícios mensuráveis para a saúde e o bem-estar.
Intitulado «Madeira – Casas, Saúde e Humanidade», o estudo analisa o leque de benefícios para a saúde de se viver, trabalhar e aprender em ambientes ricos em mobiliário e estruturas em madeira. As remodelações em madeira também foram consideradas neste estudo.
O estudo analisou o impacto das mobílias, estruturas e remodelações em madeira no comportamento das pessoas e demonstrou, segundo os seus autores, que a presença da madeira tem benefícios psicológicos e fisiológicos nas pessoas, que enfatizam a presença em ambientes de natureza.
Esta sensação de conforto natural e aconchego que a madeira provoca nas pessoas tem o efeito de baixar a pressão arterial e o ritmo cardíaco, reduzir o stress e a ansiedade e aumentar as interações sociais positivas. Daí uma aposta tão grande nas remodelações em madeira, seja em Portugal como no resto da Europa.
Por outro lado, os artigos em madeira num quarto também melhoram a qualidade do ar, ao moderar a humidade interior, defende o mesmo estudo. O conhecimento acerca destes benefícios tem resultado numa aposta maior dos governos e autarquias nas remodelações em madeira.
Engenheiros e arquitetos têm dado prioridade à madeira nas suas criações, quer ao nível da construção nova, quer no que toca a remodelações em madeira. O resultado é mais aconchego, textura, tactilidade, multiplicidade de padrões e um ambiente não-institucional e mais descontraído.
Tags: Remodelações em madeira, Vantagens das remodelações em madeira